quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aquisição da linguagem

           Aquisição da linguagem

A aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna.
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança com o mundo e esta ocorre a partir do momento do nascimento, em que a criança inicia um caminho de aprendizado e desenvolvimento da fala e linguagem.
Sua primeira manifestação vocal acontece ao nascimento por meio do grito e posteriormente do choro, tomando a partir de então, contato com o mundo sonoro.
A medida que a criança vai se desenvolvendo, seu sistema sensorial se torna mais aprimorado alcançando um nível linguístico e cognitivo mais elevado.
Assim, podemos dar uma noção geral das fases do desenvolvimento da função auditiva e da linguagem por meio das informações abaixo. Porém, é importante não fixar idades para aquisição de habilidades e de sons, pois há grande variação no desenvolvimento das crianças (como fatores emocionais, ambientais e sócio-econômicos).
               
           
  Fases do desenvolvimento da função auditiva e da linguagem da criança

Idade: 0 a 3 meses
       -assusta-se com sons intensos.
         -começa o período do balbucio, emite alguns sons isolados.
        
Idade: 4 a 6 meses
        -começa a inibição dos comportamentos reflexos como reação dos sons.
         -localiza a fonte sonora em ambos os lados.
         -repete os próprios sons que produz, emite mais os sons que são reforçados em seu ambiente.

Idade: 7 a 9 meses
        -reage quando chamada.
         -localiza a fonte sonora lateralmente e abaixo do nível dos olhos, olhando primeiro para o lado e depois para baixo.
         -repete sons (sem significado) produzidos pelo adulto.

Idade: 10 a 12 meses
        -balança a cabeça para dizer não.
         -é capaz de localizar a fonte sonora diretamente para baixo.
         -emite as primeiras palavras sem significado.

Idade: 1 a 2 anos
        -localiza a fonte sonora em qualquer ângulo.
         -presta atenção em histórias.
         -identifica em si partes do corpo e utiliza seu próprio nome.
         -ao final desta fase já é capaz de construir frases como “quero água, quero papá”.
         -chama atenção para receber reposta verbal do adulto.

Idade: 2 a 3 anos
        -seleciona objetos de acordo com o tamanho.
         -responde perguntas e relata experiência utilizando de 4 a 5 palavras.
         -compreende histórias e atende ordens verbais complexas, como feche a porta e apague a luz.
         -surgem as noções temporais e de quantidade.

Idade: 3 a 4 anos
        -a criança já adquiriu a maioria dos sons, sendo capaz de produzi-los corretamente.
         -faz uso de pronomes, preposições, plural e passado.
        -fase do “porque?”.
-passa a compreender perguntas com por quê, como, quando etc.
         -conta até dez ou mais. Fala sobre figuras em livros ou sobre desenhos.
         -faz uso de frases mais complexas.

Idade: 4 a 5 anos
        -realiza ordens mais complexas.
         -pronuncia corretamente todos os sons. Usa sentenças completas e é compreendida por todas as pessoas.
         -expressa seus sentimentos.
         -compreende e segue um comando de dois níveis corretamente, como: pegue o guarda-chuva azul e coloque no armário da mamãe.
         -fala de coisas ausentes e usa palavras de ligação entre as frases (como mas, assim etc).
         -a linguagem da criança continua a progredir com o aumento da compreensão e das produções lingüísticas.



   Fases da aquisição dos sons

Como já comentamos é importante salientar que este quadro não é rígido e que a criança pode adquirir os sons um pouco antes ou depois dos períodos estimados, sem apresentar nenhuma alteração nesta aquisição.
     

Posição do fonema na palavra

    2 anos

    3 anos

    4 anos

   5 anos

Inicial
m, n, p, b, t, d, R
   k, g, f
       l, j
r, v, s, z, x
Medial
m, n, p, b
 d, k, g, f,      z, lh
   r, l, j, l
t, v, s, z, j
Final
Nenhum
 m, n, b, t, f, z
 p, d, k, g,            r, l, v
   s, x
Vogal
  i, a, u

     ó
   e, é, ô



Obs: Tabela baseada no quadro de aquisição do sistema fonêmico segundo Templin.



  

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