quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Disgrafia e Disortografia

    
Definição

Disgrafia- dificuldade na aquisição da escrita
        É uma desordem resultante de um distúrbio de integração visual-motora. A criança disgráfica não é portadora de um defeito visual e tampouco motor, porém ela não consegue transmitir as informações visuais ao sistema motor, ou seja, ela vê o que quer escrever mas não consegue idealizar o plano motor. Em consequência, apresenta dificuldades em escrever ou copiar letras, palavras e números. A disgrafia, também chamada de “letra feia”, não está necessariamente associada a disortografia, isto é, podemos encontrar crianças disgráficas que não apresentam qualquer tipo de disortografia.

Disortografia- dificuldade na ortografia
        Caracteriza-se pela dificuldade na linguagem escrita expressiva, acarretando troca de grafemas, problemas de concordância, omissões e inversões grafêmicas. Geralmente, a criança disortográfica não consegue organizar seus pensamentos e expressá-los segundo regras gramaticais. Estudos revelam que a maiorias destas crianças utilizam os elementos lingüísticos em menor escala do que as crianças que não apresentam este quadro clínico.

Principais características
Disgrafia
        - Apresentação desordenada do texto,
        - Margens mal feitas ou inexistentes,
        - Espaços irregulares entre palavras,
        - Traçado de má qualidade,
        - Movimentos contrários da escrita convencional,
        - Separação inadequada das letras,
        - Ligações defeituosas de letras na palavra,
        - Direção da escrita oscilando para cima e para baixo,
        - Irregularidade no espaçamento das letras na palavra.

Disortografia
        - Confusão de letras tanto de origem auditiva quanto visual,
        - Confusão de sílabas com tonicidade semelhante (cantarão/cantaram),
        - Confusão de palavras com configuração semelhante (pato/pelo),
        - Dificuldade em pontuação,
        - Dificuldade na leitura,
        - Uso de palavras com o mesmo som por várias letras (azedo/asedo).
        Além dessas trocas, podem surgir dificuldades em recordar a sequência dos sons das palavras que são elaboradas mentalmente.
        Surge então:
                - Omissões: caxa / caixa
                - Adições: arvorere / árvore
                - Inversões: picoca / pipoca
                - Fragmentações: en contraram / encontraram
                - Junções: umdia omenino / um dia o menino
               -Contaminações (trocar a letra por uma próxima): brindadeira / brincadeira.

Considerações sobre a disortografia e a disgrafia nos quadros primários e secundários

Disgrafia primária: é quando o transtorno mais importante que a criança apresenta é a letra defeituosa, sem que existam causas que não sejam de tipo funcional ou maturativo.
Disgrafia secundária: é aquela que está condicionada por um componente condicional, pedagógico, neurológico ou sensorial e é uma manifestação sintomática de um transtorno de maior importância, e em que a letra “defeituosa” encontra-se condicionada pelo dito transtorno. Um exemplo muito frequente de disgrafias secundárias dá-se na Síndrome Hipercinética: a grande maioria das crianças hipercinéticas apresentam transtornos importantes da escrita. Em tais casos, a má letra vem condicionada pelos fatores psicomotores alterados nessas crianças, bem como por fatores como impulsividade, transtornos da atenção, lentidão motora, transtornos do esquema corporal etc.

Disortografia primária: é a dificuldade de relacionar a linguagem escrita com a linguagem falada, ocasionando trocas, omissões e inversões grafêmicas, sem que estejam relacionadas a patologias.
Disortografia secundária: esta estaria relacionada a comprometimentos neurológicos ou sensoriais. Na maioria das vezes, a disortografia secundária poderá estar se apresentando de maneira mais acentuada que na primária. Um exemplo muito frequente de disortografia secundária ocorre na afasia, onde o indivíduo poderá apresentar agramatismo, agnosia visual e auditiva.

Considerações sobre a natureza do trabalho a ser feito com as disortografias e as disgrafias
        No trabalho com disgrafia tanto nos quadros primários quanto secundários, enfatiza-se aspectos como:
                - coordenação motora,  
                - percepção visual e auditiva,
                - dominância lateral,
               -conhecimento de noções espaciais, principalmente a distinção entre direita.
        Entretanto, o que estaria diferenciando-se no processo terapêutico seriam as estratégias abordadas, respeitando desta forma, a idade e o grau de dificuldade (patologia em questão) apresentado pelo paciente.
        Porém, no trabalho com disortografia enfatiza-se aspectos como:
                - percepção, discriminação e memorização visual e auditiva,
                - atenção e concentração,
                - estimulação de leitura e compreensão de texto,
                - organização do pensamento, para que o paciente possa expressá-lo segundo regras gramaticais.

Estratégias Pedagógicas e Fonoaudológicas nos casos de disortografia

Pedagógicas
        - Complete as palavras com b ou d:
                ___aleia                  ___edo
                ___inheiro               ___exiga
        - Escreva palavras conhecidas que comecem com f e v e separe as sílabas:
                Ex: vaca = va-ca
        - Escreva frases com as seguintes palavras:
                pato           banana            fada
                vela           tesoura          dado

Fonoaudiológicas
        - Discriminação auditiva:
                O terapeuta diz palavras que contenham os fonemas trabalhados e pede para que a criança as escreva embaixo de seu respectivo desenho.
        - Discriminação visual:
                Faça um círculo em volta da figura igual ao modelo: d
                        b  d  b  d  d  d  b  b  d  b 
                        d  d  b  d  b  b  d  d  b  b 
                        d  b  d  b  b  d  d  b  d  b 
                        b  d  d  b  b  d  b                             
 - Ordene as palavras e escreva as frases:
 menino  futebol  o  foi  jogar
 _____________________

 foi  Maria  sua  supermercado  com  ao  mãe
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Vestido a  amarelo  comprou  menina  um  e  rosa  um
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