quinta-feira, 3 de março de 2011

PEI Programa de enriquecimento instrumental


PEI  -  PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL
 
O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental - é um programa que faz elevar a habilidade cognitiva necessária para o pensamento independente. Buscando na teoria e em pesquisas do psicólogo Reuven Feuerstein, o PEI foi elaborado na concepção de que a inteligência é dinâmica e modificável e não estática e fixa. Assim o PEI procura aguçar o pensamento crítico com conceitos, habilidades, estratégias e operações necessárias para o aprender independente. O PEI procura também diagnosticar e corrigir deficiências nas habilidades do pensamento e ajuda os estudantes a “aprender como aprender”.

O domínio das tarefas  no PEI nunca é fruto de uma aprendizagem automática, inconsciente ou mera reprodução de uma habilidade aprendida. Ela sempre envolve a aplicação de regras, princípios ou estratégias subjacentes nos vários exercícios. Assim, o PEI estimula sistematicamente as funções cognitivas que habilitam pessoas a definir problemas, fazer conexões, estabelecer relações, motivar-se, aperfeiçoar seus hábitos de trabalho e restringir sua impulsividade.

O PEI consiste de sete instrumentos focando em diversas funções cognitivas. Os estudantes aprendem como aprender através de repetição, não das tarefas propriamente ditas, mas das funções cognitivas que habilitam os indivíduos a usar efetivamente as informações. O PEI não contém deliberadamente conteúdo acadêmico e sua intenção é ser uma ponte entre as habilidades acadêmicas e não-acadêmicas. Através do PEI os estudantes desenvolvem a habilidade de aplicar suas funções cognitivas para quaisquer problemas ou situações de raciocínio.

PRINCIPAIS QUESTÕES ACERCA DO PEI

  • Qual é o objetivo principal do PEI?
Melhorar a habilidade e o gosto pela aprendizagem autônoma.

  • Quais são os sub-objetivos do PEI?
      Corrigir  funções cognitivas deficientes,
      Formar hábitos cognitivos apropriados,
      Desenvolver conceitos e a habilidade para a comunicação, estratégias e operações,
      Desenvolver motivação intrínseca,
       Promover pensamento reflexivo,
      Transformar pessoas passivas em pessoas ativas e geradoras de informações,
        Promover a meta-cognição.

  •  Qual o público do PEI?
      Indivíduos desorganizados e desmotivados que precisam adquirir bons hábitos de trabalho, uso de estratégias e pensamento reflexivo,
      Indivíduos que são desafiados a tingirem níveis mais elevados de performance,
      Indivíduos com dificuldade de aprendizagem,
     


Por que se aplica o PEI?
A capacidade para aprender e para resolver problemas são características e condições próprias de todos os seres humanos. Porém nem todos têm necessidade para utilizar estas capacidades que lhe permitem tornar-se uma pessoa criativa, autônoma e flexível.  O processo educacional desenvolvido através da EAM (mediação) têm como finalidade desencadear a necessidade de utilizar essas capacidades.


Para quem se destina?
Adolescentes e adultos (a partir dos 10 anos) que desejem aprimorar suas competências e habilidades. Pessoas com dificuldades de aprendizagem.

Como se conduz a aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental?
A aplicação é feita  individualmente ou em grupos formados por até 6 pessoas em sessões com duração de 1 hora.



Amigos do saber

 
O núcleo Psicopedagógico e Assessoria educacional “Amigos do saber” oferece atendimento psicopedagógico, psicomotor, fonoaudiológico, mediação de PEI, aula  particular e acompanhamento de tarefa escolar ,  tem por objetivo aprimorar o conhecimento individual.
Caso apresente dificuldades na aprendizagem procure orientações para que tenha um bom rendimento escolar.


 Realizamos treinamentos para aperfeiçoamento dos educadores com objetivo  de viabilizar aos profissionais da educação  maneiras práticas e diversificadas de se lidar com as crianças.
Mantemos parceria com diversas escolas onde desenvolvemos um trabalho voltado especificamente para atender a demanda de cada instituição.
O Núcleo é formado por  professoras, pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e fonoaudióloga.

Quem somos:

Cristiane Ribeiro Ortigoso
Professora, Psicologa, Psicopedagoga, Psicomotricista e mediadora de PEI. Atua na área de educação há 23 anos. Experiência como professora e coordenadora pedagógica. Participação da elaboração de material didático adotado por instituição de ensino, atuação em atendimento clínico e assessoria pedagógica em escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Katia de Campos Castilho Benedicto:
Professora, pedagoga,  psicopedagoga e mediadora de PEI, atua na área de educação há 20 anos. Experiência em sala de aula na educação infantil e fundamental l, coordenadora pedagógica em projeto social, participação da elaboração de material didático adotado por instituição de ensino, atuação em atendimento clínico, orientação pedagógica em escola de reforço escolar e assessoria pedagógica em escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Patrícia Velasco
Fonoaudióloga, especialista em linguagem, atuação em audiologia clínica e saúde ocupacional, participação em projeto assistencial como coordenadora e fonoaudióloga clínica, participação em campanhas promovidas pela Faculdade de Medicina ABC e pelo Conselho de Fonoaudiologia. Atuação em  atendimento clínico, home care, escola de reforço escolar e assessoria pedagógica em escolas de educação infantil e ensino fundamental.